PLANO DE AULA CICLO DE ALFABETIZAÇÃO
SEGUNDA-FEIRA
1º
MOMENTO – RODA DE LEITURA (30 min)
A
professora faz a leitura da parlenda chamando atenção para as rimas;
Após a
leitura, os alunos irão comentar, oralmente, o que acharam da parlenda.
LÁ EM CIMA DO PIANO TEM UM COPO DE VENENO QUEM BEBEU MORREU O CULPADO NÃO FUI EU LÁ NA RUA VINTE E QUATRO A MULHER MATOU UM GATO COM A SOLA DO SAPATO O SAPATO ESTREMECEU A MULHER MORREU O CULPADO NÃO FUI EU
2º
MOMENTO – FESTIVAL DE PLS (palavras/letras/sílabas) (60 min)
A
professora faz uma leitura coletiva da parlenda colada no mural;
Os alunos
colam no caderno a poesia com algumas palavras em destaque.
LÁ EM CIMA DO PIANO TEM UM COPO DE VENENO QUEM
BEBEU MORREU O CULPADO NÃO FUI EU LÁ NA RUA VINTE E QUATRO A MULHER MATOU UM
GATO COM A SOLA DO SAPATO O SAPATO ESTREMECEU A MULHER MORREU O CULPADO NÃO FUI
EU
Cada
dupla receberá um envelope com as sílabas das palavras em destaque para
reconstruir as palavras;
Os alunos
colam no caderno as sílabas formando as palavras destacadas;
Registrar, ao lado, o número de letras;
Fazer a contagem de sílabas;
Leitura
das palavras e discussão coletiva do número de letras e sílabas;
Oralmente,
falarão outras palavras que rimem com as destacadas;
Escolher
um escriba para o grupão. Fazer num mural.
TERÇA-FEIRA
1º
MOMENTO – RODA DE LEITURA (30 min)
Leitura realizada
pela professora da poesia O MENINO AZUL – Cecília Meireles.
Leitura
coletiva da poesia colada no caderno (professora e alunos).
O MENINO
AZUL - Cecília Meireles
O menino
quer um burrinho para passear. Um burrinho manso, que não corra nem pule, mas
que saiba conversar. O menino quer um burrinho que saiba dizer o nome dos rios,
das montanhas, das flores,- de tudo o que aparecer. O menino quer um burrinho
que saiba inventar histórias bonitas com pessoas e bichos e com barquinhos no
mar. E os dois sairão pelo mundo que é como um jardim apenas mais largo e
talvez mais comprido e que não tenha fim. (Quem souber de um burrinho desses,
pode escrever para a Rua das Casas, número das Portas, ao Menino Azul que não
sabe ler.)
2º
MOMENTO – POLE (prática de oralidade, leitura e escrita) - (60 min)
Os alunos
pintam as palavras da poesia que inicie com a letra “M”;
Fazem a
leitura das palavras pintadas;
Registram
a quantidade de letras e sílabas de cada palavra pintada.
QUARTA-FEIRA
1º
MOMENTO – RODA DE LEITURA (30 min)
Leitura
realizada pela professora da poesia A BONECA – Olavo Bilac;
Leitura
coletiva da poesia colada no caderno (professora e alunos).
A BONECA
- Olavo Bilac
Deixando a bola e a peteca, Com que inda há pouco
brincavam, Por causa de uma boneca, Duas meninas brigavam. Dizia a primeira:
"É minha!" — "É minha!" A outra gritava; E nenhuma se
continha, Nem a boneca largava. Quem mais sofria (coitada!) Era a
boneca. Já tinha Toda a roupa estraçalhada, E amarrotada a carinha. Tanto
puxaram por ela, Que a pobre rasgou-se ao meio, Perdendo a estopa amarela Que
lhe formava o recheio. E, ao fim de tanta fadiga, Voltando à bola e à peteca,
Ambas, por causa da briga, Ficaram sem a boneca...
2º MOMENTO – POLE (prática de oralidade, leitura e
escrita) - (60 min)
Colar no
mural a poesia e realizar a leitura coletiva;
Dividir a
sala em dois grupos: distribuir para cada grupo a poesia em pedaços (palavras);
Cada
grupo reconstrói uma estrofe, montando com as palavras que foram distribuídas;
Depois,
sortear para cada grupo uma palavra da poesia;
Em
seguida, registrar, individualmente, a palavra no caderno;
A partir
das palavras registradas formar as famílias silábicas.
QUINTA-FEIRA
1º
MOMENTO – RODA DE LEITURA (30 min)
Leitura
das poesias realizada pela professora;
Leitura coletiva das poesias coladas no
caderno (professora e alunos).
PASSARINHO FOFOQUEIRO José Paulo Paes Um passarinho
me contou que a ostra é muito fechada, que a cobra é muito enrolada, que a
arara é uma cabeça oca, e que o leão marinho e a foca... xô , passarinho! Chega
de fofoca! A FOCA Vinícius de Morais Quer ver a foca Ficar feliz?É por uma bola
No seu nariz. Quer ver a foca Bater palminha?É dar a ela Uma sardinha. Quer ver
a foca Fazer uma briga?É espetar ela Bem na barriga!
2º MOMENTO – POLE (prática de oralidade, leitura e
escrita) - (60 min)
FRASEANDO
POESIAS
Inicia-se
com uma investigação junto aos alunos sobre frases (O que sabem? O que
significa? Como é formada?...);
Cada
aluno recebe uma frase;
Juntos irão formar a poesia. Poderão ser duas
ou três poesias;
Realizar,
junto com a professora, a leitura coletiva;
Leitura
da frase.
SEXTA-FEIRA
1º MOMENTO – RODA DE LEITURA (30 min)
POESIA ASSUSTADORA
O que é
poesia assustadora?
A
professora recita a poesia de forma dramática e assustadora;
Leitura
coletiva da poesia colada no caderno (professora e alunos).
UMA ASSOMBRAÇÃO ASSOMBROSA - Maria Hilda de J. Alão
Toda noite a criançada
Ficava na varanda sentada
Esperando o tio João
Com suas histórias de assombração.
Ele chegava sorrindo
E logo todos iam pedindo:
Conta aquela do cemitério
De muito medo e mistério.
Hoje eu vou variar
Com um fato neste lugar
Acontecido num tempo antigo.
É de arrepiar meu amigo!
Esta casa, no passado,
Pertenceu a Zé Cansado
Um homem trabalhador
Casado com dona Leonor.
Cinco filhos a felicidade completavam
E os dois muito se amavam.
Toda noite os filhos do Zé,
Juntos, no terreiro do café,
Brincavam de roda e passar anel,
Pular “amarelinha”, fazer flor de papel.
Foi numa noite sem estrelas que Aninha gritou
E a turma toda se apavorou:
Olhem lá, naquela moita,
Gesticulava ela toda afoita,
Os olhos de uma assombração
Brilhando na escuridão.
Pai! Corre aqui meu pai,
Em silêncio não diga ai
Porque senão ela se desencanta.
Vem logo pelo amor de Maria santa!
Zé Cansado apareceu na varanda,
Os filhos tremendo como o susto manda,
Apontavam com o dedo
O objeto de tanto medo.
Lá estavam, piscando, as duas luzes.
Zé, se benzendo, dizia: Cruzes,
Isto é armação, arte do demo,
Mas forte sou e nada temo.
Disse isto para disfarçar,
Diante dos filhos não ia se acovardar.
Mesmo sentindo aquele arrepio
Ficou calado, não deu um pio.
E foi, caminhando medrosamente,
Em direção da moita, onde atrevidamente,
Estava aquela assombração assombrosa,
Talvez fosse uma bruxa pavorosa,
Pensava o homem dominando
A tremedeira porque os filhos, olhando,
Esperavam que ele lutasse
E a assombração espantasse.
Estava quase perto do mato tremulando...
Gritou: ou sai ou com uma reza eu te mando
Falar com o rei dos cristãos...
Por que assustas os cinco irmãos?
Os galhos da moita mais forte tremeram,
As duas luzes desapareceram,
E, em desabalada carreira,
Zé viu um gato de raça corriqueira
Fugindo tão ou mais assustado
Do que ele Zé Cansado.
A filharada feliz repetia
Um refrão que assim dizia:
Meu pai é homem valente
Não há assombração que aguente
A força da sua reza forte
Seja ela do sul ou do norte.
Tio João terminou a história
Ouvindo da Maria da Glória:
Pensei que era um fantasmão...
Era só um gato bobão...
2º MOMENTO – POLE (prática de oralidade, leitura e
escrita) - (60 min)
CRIANDO
FRASES
Oralmente,
falam palavras assustadoras e a professora escreve no quadro;
Em dupla, os alunos escolhem uma palavra e
criam uma frase;
Cada
dupla lê sua frase.
POSSO
ENSINAR:
TEMPO: 30 minutos
ATIVIDADE
EM DUPLAS
1. Em dupla: cada uma recebe uma ficha com seu
nome;
2. Escrevem no caderno duas palavras que rimem com
seu nome;
3. Leitura de letras e palavras.
POSSO
ENSINAR:
TEMPO: 30 minutos
ATIVIDADE
EM DUPLAS
1. Distribuir revistas para cada dupla procurar
palavras com o som inicial das palavras pintadas;
2. Registrar no caderno as palavras encontradas;
3. Leitura das palavras.
POSSO
ENSINAR:
TEMPO: 30 minutos
ATIVIDADE
EM TRIOS
1. Construção de novas palavras com as famílias
silábicas;
2. Leitura das novas palavras.
POSSO
ENSINAR:
TEMPO: 30 minutos
ATIVIDADE EM QUARTETOS
JOGO DA
MEMÓRIA
1. Explicar as regras do jogo;
2. As palavras serão retiradas da poesia;
3. Registrar no caderno somente as palavras
encontradas em pares.
POSSO
ENSINAR:
TEMPO: 30 minutos
ATIVIDADE EM QUARTETOS
JOGO DE
MÍMICA
1. Explicar as regras do jogo;
2. Formar dois grupos de quatro alunos: um grupo
faz à mímica e o outro advinha a mímica;
3. Os dois grupos registram as palavras
adivinhadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário