Páginas

quinta-feira, 2 de maio de 2013

A Promessa do Girino


Autora: Jeanne Willis
Ilustrador: Tony Ross


Quero contar uma Historia
Que é muito emocionante
Um girino bem pretinho
E uma lagarta Falante
Eles se apaixonaram
Vejam só que interessante

Na ponta de um salgueiro
A lagarta se debruçou 
Na água viu um girino
E logo se encantou 
Olharam-se bem nos olhos
E a paixão começou

Ela era o arco-iris
Ele assim a apelidou
És minha pérola negra
Ela assim já lhe chamou
E foi nesses devaneios
Que o amor se instalou

A Lagarta apaixonada 
Falou ao seu grande amor:
- Nunca mudes, viu querido
Eu te peço, por favor
- Eu prometo, disse ele
Mas com o coração de dor

Novamente se encontraram
Muito havia já mudado
Dois bracinhos no girino
Por ela já foi notado
- Eu não queria esses braços
disse ele magoado.

Por três vezes a lagarta
Perdoou o seu amado
Mas sua pérola negra
Já tinha muito mudado
A lagarta então foi embora
Com o coração despedaçado

O girino, já um sapo
Esperou a sua amada
Que chorou por muitos dias
E depois foi despertada
Já não era mais lagarta
Mas Borboleta encantada

Bateu suas lindas asas
Atrás do amado partiu
Encontrou um grande sapo
Olhou para ele e sorriu
Perguntou toda faceira
Uma perola você viu?

Mas a pobre coitadinha
Nem terminou de falar
Já foi logo engolida
Pelo sapo sem pensar
Que aquela borboleta
Era Arco-Iris a voar

E até hoje o pobre sapo
Tá na lagoa a esperar
Que o sei lindo Arco-Iris
Volte a lhe procurar
Mal sabe o pobrezinho
Que ele foi o seu jantar

1a etapa: Vamos explorar o livro

I)  Cores e formas
Qual a forma do livro?
Qual a cor predominante na capa?
O que lembra o tom azul?

II)  Ilustração
Que bichinho é esse?
Quem já viu um girino?
O que vocês sabem sobre o girino?
O que representam esses balões escritos?

III) O título do livro
O que será que o girino prometeu? E para quem?
Alguém já fez alguma promessa? E foi cumprida?
A promessa precisa ser cumprida? Por quê?
O que acontece quando alguém promete alguma coisa e não cumpre?

IV)  Leitura da contra capa
O que será uma história “tragicômica”?
É possível uma lagarta e um girino se apaixonarem? Por quê?
Quem já viu ou sabe algo sobre as lagartas?
“Eles prometeram que nunca iriam mudar. Mas será que alguém consegue segurar as mudanças que o tempo traz?”

Propostas de atividades:
1) Sugerir que as crianças tragam algumas fotos e construam uma linha do tempo, identificando algumas mudanças.

2) Pedir que as crianças conversem com os pais e perguntem sobre mudanças marcantes que puderam ser identificadas ao longo dos anos, tanto no perfil psicológico, quanto no físico, por exemplo: até os dois anos, chorava muito, quando pequeno, não comia nada, agora come de tudo, era gordinho, nasceu careca e assim por diante.

V) Trabalhando com novos conceitos
Qual a diferença entre mudança e metamorfose?

Proposta de atividades:
1) Pesquisar no dicionário
2) Apresentar ilustrações sobre a metamorfose do girino e da lagarta
3) Pedir aos alunos que desenhem o processo de metamorfose que acontece com o girino e a lagarta
4) Explorar sobre os hábitos alimentares – cadeia alimentar da lagarta (borboleta) e do girino (sapo)

2ª etapa: A leitura
1) O mediador faz a leitura enquanto compartilha as imagens com os alunos.
2) O mediador faz uma pausa no momento em que a borboleta e o sapo se encontram (após a metamorfose) e sugere que os alunos antecipem o final da história.
3) Cada criança pode utilizar-se de uma folha para ilustrar o final da história. A ilustração pode ser feita com diferentes técnicas, por exemplo, dobradura, pintura com aquarela…
Variação: as crianças também poderão ser divididas em grupos para criar o final da história e encenar para os colegas.
4)Apresentação dos alunos.

3ª etapa: O final da história
Depois da leitura final, abrir para discussão com os alunos: o que aconteceu com o sapo depois que comeu a borboleta? Será que ele continuou por muito tempo pensando no seu belo arco-íris?
Vocês concordam com a autora quando disse que essa era uma história tragicômica?
O que foi trágico? O que foi cômico? O que vocês mais gostaram? O que não gostaram? O que mudariam?

Sugestão: o mediador pode avançar na exploração dos conceitos do “trágico” e do “comigo”, sugerindo aos alunos que listem coisas e situações que vivenciam / vivenciaram, assistem / assistiram, ou que ouviram falar, que consideram trágicas e cômicas. É uma proposta que ajuda a conhecer melhor o universo dos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário